Caldeirão Político
  • Dr. Francisco Cardoso

  • Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, OAB-PB – 3616 – Pela UFPB; Jornalista Profissional; Assessor Político; Professor; Diretor Educacional, Fundador e Editor do Caldeirão Político e titular do Programa Caldeirão Político pela Rádio Oeste da Paraíba.

Postado em: 12/02/2014 16:04 | Contato: chicocardoso@diariodaoeste.com.br
  • Maringá: minha paixão
  • De uns tempos para cá, tenho sentido uma paixão fortíssima pela “Terra de Maringá”. Tudo começou com um festival de teatro realizado na década de 1970, naquela cidade, quando o Teatro de Amadores de Sousa (TAS), sob a minha direção, participou daquele momento cultural.

    A música em homenagem a Maringá é uma atração maior para minha paixão. Naquele festival já senti o amor dos pombalenses por essa música, pois os presentes cantavam com assiduidade essa peça musical dentro e fora da sala onde estava sendo realizado o festival de artes cênicas.

    Numa viagem feita à Brasília, por inúmeros vereadores paraibanos, entre eles Vicente Casimiro, nós conversamos muito sobre a cultura e a política daquele município. Vicente é um dos grandes amigos que eu tenho em Pombal.

    Na década de 1980 conheci o artista Luizinho Barbosa Neto, que participou do famoso FERCASA – Festival Regional da Canção em Sousa, inclusive sendo campeão com a música intitulada “Não Sou Mais Carvoeiro”.

    No último dia 07 de novembro, participei da solenidade em homenagem ao jornalista e radialista Clemildo Brunet, recebendo a Medalha Assis Chateaubriand, projeto do ex-deputado Verissinho, uma das maiores honrarias da Assembleia Legislativa da Paraíba.

    Naquele momento senti o espírito de solidariedade que os pombalenses têm com os seus irmãos. O casal Clemildo Brunet e Nalba Sirlene recebeu o apoio integral de figuras ilustres de Pombal, como o Juiz de Direito Onaldo Rocha Queiroga, o ex-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba Antônio Elias de Queiroga, o Desembargador Rafael Carneiro Arnaud, Vereador

    Marcos Bandeira representando o autor do projeto, ex-deputado Verissinho, o Promotor aposentado Arlindo Ugulino, um dos grandes oradores da Paraíba, Promotor Severino Coelho Viana, os Engenheiros Civis Paulo Abrantes e Carlos Brunet, o ex-prefeito de João Pessoa e ex-deputado federal Antônio Carneiro Arnaud, jornalista João Costa, empresário Carlos Rogério, diretor da Rádio Liberdade de Pombal, e o deficiente Eugênio Paccelli Queiroga, que fez um discurso forte mostrando o amor que tem por Maringá.

    Todos os oradores fizeram questão de mencionar a tradicional Festa do Rosário, conhecida como uma das mais visitadas dos sertões paraibanos e o Lord Amplificador, marca registrada do início da trajetória de Clemildo na comunicação paraibana.

    Ao abraçar o grande médico Antônio Carneiro Arnaud, disse a ele que a minha garganta ainda existe com força total por conta da operação que fiz com ele na década de 1970.

    O deputado Janduhy Carneiro se portou como um verdadeiro mestre de cerimônia da solenidade, presidindo a Sessão e coordenando todos os acontecimentos do momento festivo, no Plenário da Casa Legislativa.

    Uma das presenças importantíssimas durante a solenidade foi do deputado cajazeirense Antônio Vituriano de Abreu, que esteve no recinto do primeiro ao último momento do evento.

    Parabéns, pombalenses! Seus líderes são solidários, amigos e amorosos para com os filhos da terra.

    Traduzo aqui, o meu amor pela “Terra de Maringá”. Parabéns Clemildo! Parabéns a essa terra simpática, corajosa e detentora de grandes lideranças nos vários campos da atividade profissional.

  • O crime de Barbosa
  • O ADEUS DO GÊNIO
  • UIRAÚNA DOS MEUS SONHOS
  • QUE MUNDO É ESSE?